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14 de março de 2012, às 11h22min
Realizada
Vitória - ES

AMERICAN AIRLINES: CUIDADO COM A "PEGADINHA" DA TARIFA SUPER SAVER!!!

CUIDADO, PESSOAL! A American Airlines oferece em seu site "www.aa.com.br" a tarifa "econômica" chamada "SUPER SAVER", que não é reembolsável (ISSO é informado), mas que pode ter alteração de voo mediante taxa que "VARIA" (sem informar seu valor ou critério de cálculo, configurando publicidade enganosa, a teor do § 3º do art. 37 do Código de Defesa do Consumidor: "... a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço"). Afronta ainda o art. 39, V do CDC, que veda "... exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva": se cobrar uma taxa ou multa de mais de 2 vezes o valor do serviço para remarcar um voo com mais de 2 meses de antecedência, e havendo disponibilidade de assentos, não é excessivo, não sei o que mais pode ser! Tanto o sabe a AA que não informa o valor na tabela que compara as tarifas: apenas deixa claro que pode haver alteração, ao informar qua há uma taxa para isso, que "VARIA"... Como meu voo de chegada ao aeroporto onde iria embarcar foi adiantado, passando do começo da noite para o início da manhã do mesmo dia, entrei em contato para tentar alterar o voo para um mais próximo, com assentos disponíveis na mesma tarifa, como consultei antes de ligar. Ocorre que a tal taxa para alteração de voo que "VARIA" é de US$ 150 para alterar o horário (mesmo dia, mesmo trajeto, mesma tarifa disponível, mais de 2 meses de antecedência do dia do voo) de um bilhete que é vendido por US$ 74 - ou seja, mais de 200% de taxa (ou "multa", como os atendentes a chamam), de cujo valor só se fica sabendo pelo telefone 0300 da Central de Reservas. Observo que a American Airlines NÃO disponibiliza atendimento ao consumidor por telefone 0800 no Brasil (mas nos EUA tem). Os próprios atendentes da Central de Reservas da AA orientam - com razão, face ao absurdo da cobrança - que é menos prejuízo comprar outros bilhetes para o novo horário desejado. A taxa (ou "multa") é tão desproporcional que cabe, ainda, compará-la com o valor cobrado pela mesma companhia para emitir bilhetes através do balcão (ou seja, com interferência humana, como no caso de contato com o 0300 da Central de Reservas): US$ 20 - ou, como se pode ver no site, R$ 40 no Brasil.
Resposta da Empresa:
23 de maio de 2019, às 13h48min
A empresa em questão ainda não se pronunciou sobre esta denúncia.

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