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22 de agosto de 2011, às 12h06min
Respondida
Teresina - PI

Comprei passagem e a TAM enviou email do Bilhete com a data do voo errada. Passageiros perderam o voo e tive que emitir novas passagens.

No dia 05 de agosto de 2011 eu emiti 7 passagens para uns familiares de um amigo. As passagens seriam 4 (quatro) de Teresina p/ Brasília no dia 11 de agosto de 2011, e 3 (três) de Brasília p/ Teresina no dia 17 de agosto de 2011. Eu fiz o pagamento das passagens com milhas aéreas promocionais de 5.000 pontos. No mesmo dia recebi um email intitulado como "Confirmação de sua reserva" que constava que a passagem tinha sido emitida com sucesso para as datas solicitadas. No mesmo dia recebi um outro email intitulado como "Seu Recibo do Bilhete Eletrônico" que é o documento que deve ser apresentado no balcão da TAM no momento do Ckeck In. Imprimi esse documento e entreguei para os passageiros. Acontece que eu não verifiquei que o "Seu Recibo do Bilhete Eletrônico" veio com um erro. O voo de ida seria o do dia 11 de Agosto saindo de Teresina/São Luiz no voo 3544 às 00:40 e chegada às 01:25, fazendo conexão às 02:05 com chegada em Brasília às 04:20. O voo de volta seria o do dia 17 de Agosto saindo de Brasília/São Luiz às 00:25 e chegada às 02:50, fazendo conexão às 05:10 com chegada e Teresina às 06:00. Só que o email "Seu Recibo do Bilhete Eletrônico" que me foi encaminhado pela TAM pelo email naoresponda@tam.com.br chegou com um erro grave, mas que não percebi no momento. No email constava que no voode Ida a data de saída de Teresina seria dia 12 de Agosto e faria conexão em São Luiz dia 11 de Agosto. No voo de volta, o bilhete constava o mesmo erro. A data de saída de Brasília seria dia 18 de Agosto e a conexão em São Luiz seria dia 17 de agosto. Acontece que eu imprimi os emails "Seu Recibo do Bilhete Eletrônico" e entreguei para os passageiros. O voo de ida ocorreu sem imprevistos porque os passageiros foram para o aeroporto no dia 11 de Agosto e embarcaram para Brasília, apesar do erro no bilhete. Já na volta, os passageiros não foram para o aeroporto na data correta (dia 17 de agosto), pois observaram a passagem (email Seu Recibo do Bilhete Eletrônico) e ela estava como data do voo no dia 18 de agosto. Acharam estranho e entraram em contato comigo no dia 17 de agosto para saber o porque eu tinha emitido a passagem somente para o dia 18 de agosto. Só neste momento eu percebi o erro da TAM e que o bilhete estava com uma data errada (o voo sairia de Brasília dia 18/08 e faria conexao dia 17/08). Na manhã doa dia 17 de agosto entrei em contato com o telefone 0800123200 (Fale com o Presidente da TAM), expliquei a situação que os 3 passageiros estavam em Brasília e que por um erro da TAM o Bilhete do voo tinha saído com a data errada e por conta disso os passageiros perderam o voo na data correta. Gravei todas as conversas no meu celular. A atendente Bianca abriu o processo 39404852 e pediu prioridade máxima para a resolução, já que a família inteira (3 passageiros) estavam em Brasília sem passagem de volta por conta do erro da TAM. A Atendente solicitou que eu encaminhasse os emails com os erros para o email atendimento.fale@tam.com.br. Fiz o encaminhamento e a Sra Atendente Bianca solicitou que eu fizesse nova ligação por volta de 12h do dia 17/08 para saber o resultado do processo. Às 12:35 entrei em contato novamente com o "Fale com o Presidente" e fui atendido pela Sra Claudia. Esta atendente me falou que o resultado do processo foi indeferido por possível [alterado automaticamente pelo denuncio] do email que encaminhei. Neste momento eu fiquei indignado pela afirmação que a atendente fez e pedi para que ela me confirmasse o que ela estava falando. A atendente reafirmou que aquele email "poderia ter sido alterado a data por qualquer um e que o mesmo estava muito estranho". A atendente Claudia me informou que o que eu deveria fazer era comprar uma nova passagem para que os passageiros pudessem voar e que aquele assunto não seria mais tratado pela TAM. Já era assunto encerrado. Após algumas outras tentativas de resolução do problema por telefone no canal Fale com o Presidente (todas gravadas por mim no meu celular) desisti e emiti novas passagens para que os passageiros não ficassem em Brasília eternamente. Para fazer essa nova emissão para os 3 passageiros gastei R$ 1.975,98, já com a taxa de embarque, pagos no meu cartão de crédito. Desta forma, solicito que a TAM me devolva esse valor pago por mim (R$ 1.975,98) e que considere as passagens emitidas pelos pontos do programa de fidelidade e que foram enviadas para meu email com o erro na origem(naoresponda@tam.com.br).
Resposta da Empresa:
02 de setembro de 2011, às 10h24min
A TAM Linhas Aéreas enviou posicionamento ao Cliente em 30/08/2011.

Para futuros contatos, colocamos à disposição o serviço Fale com o Presidente pelo telefone 0800-123200 (de 2ª. a 2ª. feira, 24h por dia), pelo site www.tam.com.br (ícone Fale com o Presidente) ou pelo fax 0800-123900.


Atenciosamente,


Ouvidoria Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A

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