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11 de agosto de 2014, às 20h55min
Respondida
Belo Horizonte - MG

Indignação

Minha mãe possui o cartão das Lojas Pernambucanas ( loja da rua São Paulo 540, Centro de Belo Horizonte) com bandeira da Mastercard. Nunca usou o cartão, pois sempre compra apenas no carnê, há pelo menos uns 10 anos, nesta mesma loja. Neste mês de dezembro chegou uma fatura no valor de cerca de R$700,00. Ela não achou o cartão e percebeu que foi [alterado automaticamente pelo denuncio] na última vez que havia ido a loja. Ligou para o SAC para cancelar o cartão e pedir o cancelamento da compra, pois alguém comprou com o cartão e a atendente não conferiu assinatura ou pediu identidade (erro da loja). No SAC disseram que não podiam fazer nada e que era melhor ela ir na loja. Ela foi, conversou com o gerente, Sr. Igor, que rastreou a compra, viu que tratava-se da compra de um Tablet e a orientou a escrever uma carta de próprio punho explicando o ocorrido que ele encaminharia a questão pedindo o cancelamento da compra. Detalhe é que pelo registro da hora da compra no sistema dá para acionar câmeras de segurança e ver perfeitamente quem foi a atendente e quem foi o espertinho que fez a compra. Pois bem, ao entregar a carta foi orientada pela atendente ( Sra. Thamy) a fazer também um boletim de ocorrência. Ela saiu da loja foi até a polícia, fez a ocorrência (depois de quatro horas), voltou na loja e entregou para a atendente, acreditando que a questão estava solucionada. Semana passada recebeu um telefonema da Mastercard cobrando pela fatura. Indignada ela foi à loja novamente hoje e, como o Gerente Sr. Igor não estava e nem a atendente Thamy, conversou com outra gerente, Sra. Jaqueline. Esta, disse que demora cerca de 120 dias para resolver a questão.
Ou seja, a loja é a culpada por aceitar uma compra sem conferir identidade, o SAC não serviu para nada (bastaria já ter orientado a fazer a carta de próprio punho e enviar por fax, ou escanear e enviar por email), a "dívida" continua e a loja informa que demora 120 dias!!! Enquanto isso a [alterado automaticamente pelo denuncio] do cartão vai continuar ligando e importunando uma senhora de 66 anos que sempre cumpriu com todas as suas obrigações, inclusive no que diz respeito a essa mesma loja.

Gostaria de apelar para a sensibilidade dos diretores desta loja a resolverem a questão pois é muito notório que, caso precisemos entrar com uma ação no Procon e no Juizado de Pequenas Causas iremos exigir, não só o cancelamento da "dívida" como indenização por danos morais. Com certeza esse não é o primeiro caso de [alterado automaticamente pelo denuncio] e compra com cartão o qual a loja se depara, não é possível que não tenham um mecanismo que permita resolver a questão com rapidez, preservando o cliente de uma situação constrangedora, agravada pelo fato de ser uma idosa.
Após ir ao PROCON, recebi uma ligação das Lojas Pernambucanas dizendo que a "dívida" havia sido cancelada. De fato o nome foi retirado do SPC, mas passados CINCO MESES, A LOJA ENVIOU NOVAMENTE UM BOLETO OFERECENDO UM "DESCONTO" PARA PAGAR A "DÍVIDA" E AMEAÇANDO NOVAMENTE A COLOCAR O NOME DELA NO SPC. Infelizmente vou novamente ao PROCON!!!! FALTA DE RESPEITO!!!
Resposta da Empresa:
20 de abril de 2016, às 16h42min
Na oportunidade, realizamos diversas tentativas de contato com o Sr. Giuliano nos telefones informados, porém sem sucesso. Disponibilizamos a Central do Cliente Pernambucanas para futuros contatos.

Atenciosamente,
Central do Cliente Pernambucanas
0800 724 9200
atendimento@pernambucanas.com.br

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