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30 de maio de 2018, às 18h51min
Realizada
Goiânia - GO

Informações incompletas/imprecisas me geraram prejuízo

Eu estive na loja do Fujioka do Goiânia Shopping em Goiânia-GO para olhar celulares no dia 12/05/2018, por volta de 15:00. Fui informado que havia uma parceria entre a Claro e o Fujioka para a adesão a um plano de celular pós-pago com 50% de desconto em qualquer pacote por 12 meses e que, com essa assinatura, eu poderia adquirir um celular Samsung Galaxy S9 com R$2.000,00 de desconto. Pensei por uns minutos a respeito e decidi aproveitar a promoção. Durante o processo de ativação, após o vendedor confirmar com o gerente da loja o valor do desconto e pegar o novo chip para a ativação, ele me avisou que não tinha o aparelho na cor que eu queria em estoque e que só tinha um disponível, na cor ultravioleta. Disse que, se fosse para pedir um aparelho de alguma outra loja, eu precisaria trocar por um celular antigo/usado para ter direito aos R$2.000,00 de desconto, caso contrário, seriam somente R$1.000,00 de desconto, o que não seria interessante para mim. Ele explicou que aquela loja, a do Goiânia Shopping, tinha uma parceria diferente com a Claro, de forma que somente os aparelhos do estoque dela seriam elegíveis para o desconto total sem a troca por um aparelho usado. E o problema era que meu aparelho usado não estava elegível para a referida troca. Diante disso, eu teria duas opções: pegar o aparelho que eles tinham em estoque, na cor que eu não queria, ou obter um aparelho usado que pudesse ser utilizado na troca. O vendedor, então, me pediu para aguardar até o final do dia porque ele conseguiria um outro aparelho na cor que eu queria, mesmo que ele mesmo tivesse que buscar em outra loja, sem a necessidade da troca, e que me ligaria quando conseguisse. Pediu, também, caso ele não conseguisse, que eu tentasse providenciar um aparelho usado que fosse elegível para a troca. Eu tentei conseguir o aparelho para a troca, mas não obtive êxito. Ele me mandou uma mensagem de celular algumas horas depois, dizendo que não havia conseguido o aparelho de outra loja e que mesmo o único que eles tinham em estoque estava em negociação para ser vendido. No dia seguinte, 13/05/2018, compareci novamente à loja e falei com outro vendedor, pois o que havia me atendido não estava trabalhando no dia. Esse novo vendedor me informou que houve dois equívocos no que me foi informado pelo primeiro vendedor: o desconto de 50% na mensalidade dos planos valeria somente por 6 meses e não por 12; e que não havia nenhuma forma de obter o desconto total de R$2.000,00 no aparelho Galaxy S9, daquela loja ou de outra, seja qual fosse a cor, sem a troca por um celular antigo/usado. Decidi dar prosseguimento à adesão mesmo após essa insatisfação. O novo vendedor me informou que eles não tinham nenhum aparelho do Galaxy S9 e que, no dia seguinte, conseguiria o celular de outra loja e que o desconto total se aplicaria, desde que eu providenciasse o celular usado elegível para a troca. Uma das gerentes confirmou que a promoção na adesão ao plano pós valeria até dia 12/06/2018, e ficou combinado, portanto, que eu retornaria no dia seguinte com o celular usado para a troca e a ativação da promoção. No mesmo dia, consegui comprar um celular usado que atendesse aos requisitos, conforme combinado com o segundo vendedor e a gerente da loja. No dia seguinte, porém, recebi uma ligação do vendedor com a informação de que a promoção da troca com o desconto havia terminado e que, agora, somente era possível o desconto referente à adesão ao plano pós (R$1.000,00 em vez de R$2.000,00). Se tivessem me informado que eu não conseguiria essa mesma promoção no dia seguinte, eu teria retornado à loja no mesmo dia, 13/05/2018, pois já havia conseguido adquirir o aparelho para a troca. Pelas informações me passadas, não haveria prejuízo nenhum em esperar até o dia seguinte. Resolvi fazê-lo, até pelo fato de que era dia das mães e me convinha esperar até o dia seguinte. Manifestei minha insatisfação à gerente e pedi algum tipo de compensação ou de reparação, mas ainda não fui atendido. Em suma: o primeiro vendedor me deu informações equivocadas sobre a promoção; o segundo vendedor, que me atendeu juntamente com a gerente, não me informou sobre a data de encerramento da promoção. No final de tudo, eu fiquei com o prejuízo de não conseguir a adesão à promoção, que me seria vantajosa, e ainda tive o prejuízo de ter adquirido o celular usado para aderir à promoção. Alguns dias depois, a empresa me enviou uma comunicação, informando que o aparelho desejado estava disponível na loja, mas que a promoção de R$1.000,00 de desconto pela troca em um aparelho usado elegível estava INDISPONÍVEL; que somente a promoção do desconto de R$ 1.000,00 pela adesão ao plano pós Claro continuava vigente. Dessa forma, não pude aproveitar as duas promoções ao mesmo tempo, como gostaria e poderia ter feito, caso as informações me passadas tivessem sido precisas, claras e tempestivas. Infelizmente, a loja não se propôs a honrar as promoções e nem ofereceu algum outro tipo de compensação vantajosa para mim.
Resposta da Empresa:
22 de junho de 2018, às 07h37min
A empresa em questão ainda não se pronunciou sobre esta denúncia.

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