Categorias de empresas:
Pesquisar empresas:
Pesquise acima por categoria ou empresa e faça sua denúncia.
26 de outubro de 2017, às 20h23min
Realizada
São João da Boa Vista - SP

Pneus Pirelli Metzeler deformados

Foram adquiridos 02 pneus Metzeler para a minha motocicleta Yamaha XVS 950cc Midnight, após rodados 5mil quilômetros (pneus este cuja durabilidade tende a 20 mil KM) , a moto começou a apresentar vibrações, aquaplanagem e problemas de frenagem. Após consulta na concessionária Yamaha o diagnóstico foram os dois pneus.
Visivelmente os pneus dianteiro e traseiro apresentam imperfeições, calombos externos, escamas e a cinta de aço e, talvez também a lona de topo, aparecem de forma clara na banda de rodagem, tornando o pneu ?quadrado?.
Entrei em contato com o SAC Metzeler que por surpresa descobri que o atendimento era feito pela Pirelli, então, me indicaram a representante Campneus de São João da Boa Vista-SP. Levei a moto até a Campneus, cujo técnico (que não possuía as credenciais para diagnóstico de pneus de motos, somente de carros) ficou admirado com as imperfeições, corroborando que os pneus estavam impróprios para uso. Solicitou que eu retirasse os pneus para que fosse aberto um chamado e um técnico especialista em pneus de moto fosse analisar. Disse também que a análise demoraria de 10 a 20 dias úteis.
Paguei para a concessionária remover os pneus e de pronto levei-os a Campneus. Após, fui diversas vezes a Campneus par verificar se o técnico havia aparecido e nada, passados os 20 dias úteis, como a moto estava na concessionária, no cavalete, com óleo parado, gasolina parada, correia solta pelo fato de estar sem pneu, bateria descarregada, RESOLVI COMPRAR NOVOS PNEUS.
Comprei um jogo de pneus Pirelli Dragon e coloquei a motocicleta para rodar de pois de 30 dias corridos. Somente no dia 13 de Setembro é que houve a visita do técnico. Tive acesso ao laudo emitido somente hoje, dia 26/10/2017. E surpreendam-se, o laudo foi NEGADO para qualquer defeito de fabricação dos pneus.
Laudo 3420799 (Pneu Metzeler Ultra Marathon ME888 130/70 R18 ) ?A análise evidenciou que o pneu encontra-se dentro dos padrões normais de fabricação, sem quaisquer degradações ou imprefeições decorrentes de processo produtivo. Após verificação não foi encontrado nenhum problema de uniformidade ou vibracional. Não se trata, portanto, de falha imputável à fabricação do pneu?
Laudo 3420800 (Pneus Metzeler Ultra Marathon ME888 180/65 B16) ?A análise evidenciou que o pneu encontra-se dentro dos padrões normais de fabricação, sem quaisquer degradações ou imprefeições decorrentes do processo produtivo. Apresenta porém um desgaste irregular localizado em uma região da banda de rodagem (região do pneu que fica em contato com o solo) causada por uma grande solicitação/empenhatividade a que foi submetido, tais como freiada/arrancada brusca/ arraste lateral. Não se trata, portanto, de falha de fabricação do pneu.
Posterior ao conhecimento do Laudo, eu entrei em contato com a ouvidoria da Pirelli para registrar a não concordância com o manifestado pelo Técnico.
Com relação ao Laudo do Pneu Dianteiro ( 3420799) ? Dizer que não possui qualquer problema é algo impensável, visivelmente o pneu está irregular, tanto que o motivo de consulta junto a concessionária é a impossibilidade de manter a moto estável. O que a Pirelli deseja, que eu e a minha esposa morra? Que o efeito de ?Oscilação da Morte? ocorra e venhamos a morrer? Pois, a partir da orientação do Técnico, devo então recolocar o pneu na moto e andar tranquilamente já que o pneu está, para ele, normal. Tenho fotografias com o pneu instalado na roda da moto, por eles é possível ver claramente os calombos, imperfeições, escamas e a lona e cinta de aço aparente. Por isso, aconselho que não comprem Pirelli ou Metzeler já que a política da empresa é colocar em risco a vida de motociclistas, ou em um [alterado automaticamente pelo denuncio] de garantir os lucros de irresponsabilidades quanto a qualidade do produto, ou oferecer técnicos sem as credenciais e competências suficientes para tal diagnóstico.
Com relação ao Laudo do Pneu Traseiro ( 3420800), O técnico sugeriu que havia derrapado, efetuado frenagens bruscas e o pior, ARRASTE LATERAL. O Pneu estava em um Custom YAMAHA Midnigth, utilizo a motocicleta para passeio, não ultrapasso o limite de velocidade, faço parte de um Comunidade de Motociclistas de nome ?Midnight Riders? com membros no Brasil todo, tenho o maior respeito com o motoclismo. Diante disso, gostaria que o Técnico viesse me dizer que utilizo a motocicleta para ?barbeiragens e mulecagem? , para ARRASTES LATERAIS: os chamados ?Zerinhos?.
Tenho 36 anos de idade, casado e 26 de motocilismo. Vê-se o respeito que a Pirelli tem para com os motociclistas, primeiro sobre a utilização normal de um pneu deformado colocando em risco a vida e segunda, acusações sobre o comportamento infrator de motociclistas sérios e respeitadores do código de trânsito e a boa conduta de um piloto de moto.
Haja visto que após o contato com a ouvidoria (Protocolo 209418- 26/10/2017) foi me informado que o Laudo estava finalizado e que nada poderia ser feito em relação ao assunto.
Bom, o código de defesa do consumidor garante ampla defesa e, o Laudo de um técnico da fabricante sempre, sempre, estará conveniente aos interesses de seu empregador. O Pneu foi verificado fora da motocicleta, assim como orientou o Representante, mas as deformidades estão ali. Tive custos relativos a retirada do pneu com apenas 5 mil km rodados, tive que ?Calçar a cara? junto a concessionária para manter a moto lá encostada e desmontada, tive que comprar outro pneu, arcar com os custos de instalação e balanceamento. E simplesmente, algo claro, que coloca em risco a vida de pessoas não foi verificado de forma correta, e ainda, acusações de infrator e ?barbeiro? foram feitas.
Meu conselho é passar longe de Metzeler, vejam bem, a Marca Metzeler foi comprada pela Pirelli, que sempre teve uma boa reputação, mas atualmente, diante desse caso se mostra tendenciosa e sem qualquer preocupação com as consequências de seus erros. Busquem na internet o quanto há de insatisfação pela qualidade de Metzeler.
Darei continuidade em ambitos judiciais sobre o caso, não acho prudente que empresas que ofereçam esse tipo de produto, com a qualidade péssima, coloquem a vida de motociclistas, pedestres em risco, saibam que temos famílias e uma vida para viver, com pneu não se brinca Pirelli, isto é, com a vida não se brinca Pirelli.
Resposta da Empresa:
25 de junho de 2019, às 21h38min
A empresa em questão ainda não se pronunciou sobre esta denúncia.

Receba novidades por e-mail:

FIQUE SEMPRE INFORMADO!