Categorias de empresas:
Pesquisar empresas:
Pesquise acima por categoria ou empresa e faça sua denúncia.
29 de janeiro de 2017, às 20h34min
Realizada
Campinas - SP

Sem pe?as e assist?ncia

No dia 12/07/2013, comprei um Notebook Asus N46VM-V3081Q da fabricante ASUS (CNPJ: 03.834.203/0001-71 com sede na Rua Rangel Pestana, 828, Sala 23, Centro, Jundiai, SP, CEP 13201-000) pela loja online: Extra.com.br no valor de R$ 2.299,08 com 12 meses (1 ano) de garantia, contados a partir da data da compra. Foi expedida a nota fiscal numero: 000019067.

Repentinamente, a tela LCD do notebook parou de funcionar, ligando sempre em branco, juntamente o teclado tamb?m apresentou defeito, e algumas teclas deixaram de funcionar.

Em contato com t?cnicas de inform?tica, fui informado sobre os componentes que haveriam de ser trocados; a tela ou o cabo flat, e um novo teclado. Porem a fabricante n?o fornece tais pe?as de reposi??o e reparo.

Nos termos do artigo 32, do CDC:

Os fabricantes e importadores dever?o assegurar a oferta de componentes e pe?as de reposi??o enquanto n?o cessar a fabrica??o ou importa??o do produto.? e ainda complementa o par?grafo ?nico do mesmo dispositivo legal que uma vez ?cessadas a produ??o ou importa??o, a oferta dever? ser mantida por per?odo razo?vel de tempo, na forma da lei.

Segundo o entendimento do Idec(Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), configura ao menos o tempo m?dio de vida ?til do produto.

Tal exig?ncia ? de todo l?gica posto que sendo o produto um bem dur?vel, sua utiliza??o perdura ao longo do tempo e, muito provavelmente por desgaste de seus componentes, por quebra, por mau uso pelo consumidor, ou por qualquer outro motivo, se mostra necess?ria a substitui??o de pe?as por outras novas, sendo assim, aquele fornecedor respons?vel pela produ??o do produto (fabricante) ou o importador no caso do produto ser de fabrica??o estrangeira, deve promover a garantia da continuidade do uso do produto pelo consumidor.

Importante estabelecer que a consequ?ncia do n?o cumprimento da obriga??o estabelecida se dar? por meio de medidas coercitivas para efetiva??o da medida.

Contatando o sac da Asus, a ?nica alternativa oferecida foi enviar a notebook, pelo correio para a assist?ncia Pegatron em SP, a mesma me cobra R$ 75,00 referente ? an?lise t?cnica, mesmo no caso de recusa de or?amento. Alem de me fornecer uma tabela com valores de m?o de obra acima da media de mercado.

Comprei o equipamento, paguei por ele, e estou sem poder usar o notebook.

Saliento que estou profundamente decepcionado com a Asus, pois n?o ? uma empresa id?nea e atenciosa com seus consumidores uma vez essa empresa n?o possui uma rede de assist?ncia e n?o fabrica pe?as para reposi??o.

Embora o prazo de garantia seja de 12 meses, no caso de defeito oculto, a contagem desse prazo s? vai se iniciar quando for detectado o defeito pelo consumidor (art. 26, I, II, ?3. do CDC).

Sempre que houver vicio do produto, o consumidor poder optar por alternativas sua escolha. Conforme o art. 18 do CDC s?o elas: II - a substitui??o do produto por outro da mesma esp?cie, marca ou modelo, sem os aludidos v?cios; III - a restitui..o imediata da quantia paga, monetariamente atualizada.

Se o produto em quest?o ? essencial, n?o haver? necessidade de aguardar prazo da assist?ncia t?cnica, O consumidor poder? fazer uso imediato das alternativas do ? 1?.

A lei deixa de conferir prazo ao fornecedor para que repare o produto.

Essencial ? aquele necess?rio para suprir as necessidades b?sicas do Consumidor, e que possui import?ncia para as atividades cotidianas, n?o sendo razo?vel exigir que seja deixado durante dias para conserto, quando o bem ? fundamental para desenvolver suas atividades.

Solicito o reparo adequado imediato ao meu produto ou substitui??o do produto por outro da mesma esp?cie, marca ou modelo, sem os aludidos v?cios para que minha integridade patrimonial seja cumprida, n?o sendo admiss?vel aceitar que, por inexist?ncia de uma determinada pe?a ou componente de reposi??o, que possibilitaria o conserto do produto, eu seja privado do uso do bem.
Resposta da Empresa:
24 de abril de 2019, às 10h14min
A empresa em questão ainda não se pronunciou sobre esta denúncia.

Receba novidades por e-mail:

FIQUE SEMPRE INFORMADO!