Consumidores "esbarram" nos SACs em busca de soluções

Manaus - Problemas simples de serem resolvidos e reclamações corriqueiras aos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) levam dias para serem resolvidos. O consumidor é obrigado a reclamar à distância, o que acaba com a paciência e quase sempre não funciona.
Centros de atendimtndo continuam a apresentar serviços deficientes para resolver questões simples.

Manaus - Problemas simples de serem resolvidos e reclamações corriqueiras aos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) levam dias para serem resolvidos. O consumidor é obrigado a reclamar à distância, o que acaba com a paciência e quase sempre não funciona.

Até julho de 2010, o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon/AM) recebeu quase 3 mil reclamações de consumidores contra empresas de telefonia celular, fixa e cartões de crédito que não conseguiram resolver os problemas junto à administração.

Para o diretor do Procon/AM, Guilherme Frederico Gomes, se o consumidor se sentir lesado deve encaminhar a reclamação para que o ao órgão possa instaurar um processo administrativo para verificação do serviço ou da compra.

O universitário de administração Everton Martins, 22, enfrentou uma situação comum entre os clientes de operadoras de celular. Ao carregar o aparelho com um crédito de R$ 12, o estudante não conseguiu efetuar ligações e não teve o valor creditado no saldo. “A telefonista informou que o sistema estava normal, não detectava nenhuma anormalidade, por isso ela não podia fazer muita coisa. Ela me deu um outro número da assistência técnica, mas eu só podia ligar de um segundo celular. Precisei explicar o ocorrido pelo menos umas cinco vezes e até hoje nada foi resolvido”, explicou. Diante da situação, a telefonista questionou se o cliente estava utilizando a internet pelo celular e por isso os créditos estavam sendo consumidos. Mas, segundo o estudante, ele nem possui este serviço habilitado.

De acordo com a regulamentação do SAC, o consumidor deverá ser informado sobre a resolução de sua demanda e, sempre que solicitar, deverá ser enviada a comprovação, pelo meio indicado por ele, inclusive por mensagem eletrônica ou correspondência.

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